terça-feira, 26 de abril de 2011

BIOGRAFIA DA ESCOLA JOANA D'ARC

A Escola de inicio foi chamada de “Grupo escolar Joana D'Arc. Este foi o nome dado em homenagem à mãe do prefeito que a construiu, o Senhor João Batista Paulo dos Santos. A entidade foi construída no ano de 1991 e passou a funcionar no dia 22 de Abril do mesmo ano. Com o CNPJ  de nº  03.179.427/0001-79 A Escola localiza-se no norte do Estado do Ceará, na zona urbana do município de Chaval , à Rua do Salgadinho S/Nº, bairro do Salgadinho, a mesma  mede 33 metros quadrado.  Está situada ao norte,  pela rua Tenente Manoel Olímpio Soares;  ao Sul, pela rua Zeferino Costa; ao leste, pela rua do Salgadinho e ao oeste, pela rua Antônio Cajubá de Brito.
A estrutura de inicio foi formada de duas salas de aula, dois banheiros, uma cantina, uma secretaria, um pátio coberto e um almoxarifado. Atendendo do pré-escolar, 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental – l, somente nos turnos vespertinos e matutinos. Recebendo como primeira diretora a Sr. ª Rosália Fiel,  até o  ano de 1992, as primeira professoras foram Luíza Helena Fiel, Carmita, Angelita Barros, Bernadete, Mª Terezinha Miranda.  A  Sr ª Maria Terezinha Miranda assume como gestora para trabalhar durante o triênio. Já na administração do prefeito Paulo Sérgio de Almeida Pacheco em 1997,  tomou posse do cargo de diretora a Sr ª Maria Silva de Brito Rocha, que no ano seguinte foi substituída pela Sr ª Francisca Albina Rocha Sotero. 
Esta permaneceu por dois anos, nesse período  criou-se  em 1998, o Conselho Escolar Unidade Executora-UEX, recursos do FNDE, resolução / FNDE/ CD nº 017, de 09 de maio de 2005, que dispõe sobre os critérios e as formas de transferências e de prestação de contas dos recursos destinada a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e dá outras  providências. Ainda em 1999 a escola foi ampliada com recursos  da prefeitura/FUNDEF,  em duas salas de aula aumentando assim o número de alunos e passou a atender da 1ª a 5ª série e  Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A QUADRILHA DA ESCOLA JOANA D’ARC CHAMADA LUAR DO SERTÃO, TORNOU-SE CAMPEÃ EM 2005, HOMENAGEANDO AS CRIANÇAS COM TEMA: “O SONHO NÃO ACABOU!”. EM 2006 PRESTIGIANDO AS MULHERES EM MEMÓRIA DA Sr ELIZETE CARDOSO PASSOS PACHECO, APRESENTOU O TEMA: “MULHER, CORAGEM E FÉ”, CONSAGROU-SE BICAMPEÃ. “JÁ NO ANO DE 2009 CONCORREU E GANHOU O TRICAMPEONATO COM O TEMA:” ANJOS, PRESENÇA DE DEUS NA TERRA!” HOJE DIFICILMENTE ENCONTRAMOS DANÇAS E MÚSICAS TIPICAMENTE JUNINAS QUE CANTEM O SÃO JOÃO NA SUA FORMA AUTÊNTICA COMO AINDA É FESTEJADO NO INTERIOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário