sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

MISSÕES DA BIBLIOTECA PÚBLICA

As missões-chave da Biblioteca Pública relacionadas com a informação, a alfabetização, a educação e a cultura são as seguintes:

01. Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;

02. Apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis;

03. Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;

04. Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens;

05. Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;

06. Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espetáculo;

07. Fomentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural;

08. Apoiar a tradição oral;

09. Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local;

10. Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;

11. Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática;

12. Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e atividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A MISSÃO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS(UNESCO)


O raio de ação das bibliotecas públicas e a importância do seu papel está comprovado ao longo dos tempos, uma vez que esta permite o acesso à informação, preservação das identidades locais e nacionais, apoio à educação formal e desenvolvimento da educação permanente.
As bibliotecas públicas devem adotar funções educativas fazendo prevalecer elementos base do processo de aprendizagem ao longo da vida, como a orientação e o apoio no desenvolvimento de competências tanto para localizar a informação nos seus diversos suportes (impresso ou digital), bem como, para aplicar as ferramentas adequadas ao seu uso e disseminação. Segundo o Manifesto da UNESCO (1994) sobre bibliotecas públicas, a essência dos seus serviços reside, entre outras áreas, na missão-chave de “Apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis” e em “Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática”. Em termos de funcionamento e gestão devem “ser levados a cabo programas de formação de potenciais utilizadores de forma a fazê-los beneficiar de todos os recursos”. As bibliotecas públicas podem assim tornar-se uma extensão natural dos processos de educação formais, com destaque sobre os estudantes do ensino fundamental e médio bem como dos cidadãos em geral.
Nesta sociedade da informação, há uma necessidade de transição do “conhecimento” para a “competência” e do ensino para a aprendizagem, conferindo ao leitor o papel de protagonista. Esta transição implica que desde a mais tenra idade os indivíduos devam "aprender a aprender”, uma importante vertente na aprendizagem contínua. Deste modo, as frequentes e exigentes adaptações ao emprego requerem uma aprendizagem contínua, em três vertentes: além do “saber-saber” e “saber ser/estar” (atitude perante o trabalho), privilegia-se “o saber-fazer”. As bibliotecas passam a integrar também esta missão, não envolvendo apenas o papel de facilitadoras de informação, mas procurando, simultaneamente, potenciar o desenvolvimento de competências e de capacidades para saber interpretar essa mesma informação e produzir conhecimentos e valores.
Após esta tomada de consciência, cabe a esta instituição educar as crianças desde a mais tenra idade e adultos na utilização de métodos de pesquisa de informação.